O jornalista Milosz Matuschek, renomado colunista da NZZ ou NEUE ZÜRICHER ZEITUNG - Novo Jornal de Zurique – perdeu o emprego, porque usou o termo aí do título em sua coluna do dia 1. deste mês e ainda se referiu a um vídeo, que um francês, grande criador de cordeiros, havia colocado online em meados de abril. No vídeo contava como procedia quando tinha que levar seu rebanho para vacinar ou para o matadouro. Ao sinal de que um lobo estaria se aproximando, toda a manada corria desesperada para o curral, onde ficava aliviada, tivesse lobo ou não. O que será que quis dizer?
Não tenho dúvida de que o mesmo aconteceria a jornalista cá dos nossos, ou de qualquer parte do mundo. Realmente essa história do Covid tornou difícil compreender como foi possível dividir a população mundial em dois grupos opostos, os PRO e os CONTRA. Enquanto os Contra permanecem céticos em relação a tudo que diz respeito ao acontecimento, os primeiros em larga maioria, incluindo toda a imprensa falada, escrita ou televisada, tudo fazem para promovê-lo. Devem ter sido bem indenizados pela perda de receita. Outros que dão número insuperável, mas também incompreensível ao grupo dos PRÓ são as “autoridades”, que daqui para a frente só citarei entre aspas. Como é que o Poder Público, representante do povo, não revela nenhum senso crítico, um distanciamento responsável e com isso sujeitando-se à suspeita de estarem a serviço de outro poder maior. Está se mentindo desbragadamente ao povo sem que alguma “autoridade” intervenha. Estaríamos já, sem saber, sob o jugo de um governo mundial?
Seja este ou aquele continuo a pergunta: o que pretendem? Qual o objetivo final desta campanha desumana iniciada sob o nome publicitário de Coronavírus? Não foi criada pela natureza. Vírus sempre existiram e viajaram ao redor do mundo. Doenças sempre fizeram parte da vida. A diferença é que este espetáculo que nos vem sendo apresentado tem enredo escrito e batuta movimentada pelo homem. Homem?
Estamos no nono mês da presença e ação deste tal vírus. Vem usando nomes diversos, Coronavírus, Sars-CoV-2 e Covid-19. Vem cessando suas atividades conforme a região. Mas há lugares em que se está anunciando uma segunda onda. Não me consta ser normal uma segunda onda de vírus. O que acontece é que está se aplicando maior número de TESTES. Vamos deixar este assunto para o próximo post.